quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O melhor amigo do bicho é o bicho!


Estou lendo para um trabalho de literatura infanto-juvenil o clássico Os Saltimbancos de Chico Buarque, texto da peça que já perdi a conta de quantas vezes assisti, sempre encantado, nessas minhas quase duas décadas de vida.
O livro narra a história de quatro animais - um jumento, uma galinha, um cachorro e uma gata - abandonados por seus donos, que decidem seguir a carreira musical, afinal "quem não sabe fazer mais nada, mas nada mesmo, pode virar artista".
Ainda mergulhado nas páginas do texto, me deparo com uma frase dita pelo Jumento que ecoou em minha cabeça, era ela: "O melhor amigo do bicho é o bicho".
E tenho que dar razão ao Jumento. Sábias palavras para um bicho tirado pra burro (em todos os sentidos). Se tem uma coisa que me dá uma raiva, é maltratar animais, a irresponsabilidade das pessoas chega ao ponto de ver o bicho de estimação como mais um objeto, algo não diferente de uma cafeteira ou um liquidificador, que não precisam de nada, nenhum cuidado especial, que apenas tem de fazer o seu trabalho.
Não bastando as barbaridades realizadas contra os animais, que vemos na TV cada vez com mais frequência, existem as barbaridades cotidianas de donos irresponsáveis que amarram seus cães em cordas tão pequenas quanto seu cérebro, deixando-os com um espaço insignificante de locomoção e ainda surpreendendo-se com a irritação do animal. DÃ! Você não ficaria também irritado se vivesse amarrado em um espaço de menos de um metro?
É triste saber que o cão é o melhor amigo do homem, mas que o melhor amigo do cão é o cão. Ou como já disse o sábio Jumento: 'O melhor amigo do bicho é o bicho'.

Por: Mário Brandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário