segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Deu na TV


Não existe argumento que derrube a afirmação de que a televisão foi o invento que causou maior impacto na humanidade no século XX.
Sendo hoje, junto com a internet, o maior meio de comunicação de massa existente no mundo, a televisão transformou-se na maior arma de imposição e massificação de pensamento que o homem já criou.
Não que a TV seja de todo ruim, muito pelo contrário, a capacidade de levar informação e entretenimento aos mais longínquos recantos do planeta é um feito de extrema importância.
A TV influencia muito no modo de pensar das pessoas. No período da ditadura militar brasileira (1964 - 1985) intensificou-se uma campanha patriótica com o fim de criar um orgulho civil capaz de esconder as tristezas das torturas feitas aos "subversivos". Esse orgulho da época do "milagre econômico" perdura até hoje. Cegamente, senhoras e senhores batem no peito , orgulhosamente ufanistas, nostálgicos do seu país de "ordem e progresso".
O problema reside no fato de que tudo que passa na TV é tomado por verdade absoluta por boa parte da população - principalmente nessa época em que vivemos, em que a insatisfação com a situação política não é traduzida em uma oposição forte, mas sim em uma repulsa à política, o que apenas fortacele quem está no poder - e a falta de seriedade e responsabilidade de grande parte dos empresários de comunicação que visam apenas interesses próprios, tornando telespectadores marionetes guiadas pelas ondas televisivas.

Por: Mário Brandes

Um comentário:

  1. Eu tendo que fazer um trabalho de telejornalismo e o Sr. abordando a TV!! Muito bom hein?
    hahahaha
    Mas ela só massifica quem não vai além, quem se conforma com o que é cuspido pela tela! Que infelizmente, concordo contigo nesse ponto, esses são a grande maioria! INFELIZMENTE!
    ainda é assim.

    ResponderExcluir