domingo, 27 de setembro de 2009

Duplo Assalto - Max Nunes


Cena: uma esquina escura. Homem parado no meio da rua. Chegam dois assaltantes, vindos um de cada lado, armados e falando quase ao mesmo tempo.

Os dois (em quase uníssono): Mãos ao alto!
Homem (levantando os braços): Oh!
Assaltante 1: Um momento, colega. Eu cheguei primeiro.
Assaltante 2: O colega está equivocado. Quem chegou primeiro fui eu.
Assaltante 1: Não é verdade. Quando eu acabei de dizer "ao alto", o senhor ainda estava em "mãos".
Assaltante 2: Absolutamente. Eu trabalho dentro da maior ética. Jamais roubei clientes de um colega.
Assaltante 1: Eu invoco o testemunho do cliente. (Para o homem:) O senhor, que tem uma aparência de pessoa honesta. Quem lhe apontou primeiro a arma?
Homem: Os senhores me desculpem, mas eu não gosto de dar palpite no trabalho dos outros.
Assaltante 2: Colega, o cliente está sendo retido desnecessariamente.
Assaltante 1: Culpa sua. Se não fosse o colega, o cliente já teria sido atendido, despachado e já estaria a caminho de casa. (Para o homem:) Pode abaixar os braços.
Homem (abaixando os braços): Obrigado.
Assaltante 2: Então, como vamos resolver esse impasse?
Homem: Posso dar uma sugestão? Eu estou com duzentos na carteira. Cem para cada um.
Assaltante 1: Não, senhor, eu não trabalho com abatimento.
Assaltante 2: Eu também não. É tudo ou nada. Sem desconto.
Assaltante 1: Então não tem assalto.
Assaltante 2: Não tem assalto. (Para o homem:) O senhor está liberado. Boa noite.
Assaltante 1: Boa noite. (Saem cada qual para seu lado.)
Homem (aliviado): É por isso que eu digo: quanto mais ladrão, melhor.

(Max Nunes. O pescoço da girafa. São Paulo, Compainha das Letras, 1997. p. 11-13)


Por: Mário Brandes

11 comentários:

  1. Bem engraçada essa história para fazer teatro em escolas........

    ResponderExcluir
  2. Aaah eu vôo fazer uma peça amanhã desse txt!!!Soh qe a gnt enves de ser 1 homem e doiis assaltantes , a gnt mudou e botou 1 mulher e duas assaltantes mulher!!Agr eu toh terminano de decorar o txt !! Eu voo ser a assaltante 1!!=D

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito achei adequado aos tempos de hoje
    para mostra a catástrofe de crimes que estão ocorrendo

    ResponderExcluir
  4. Qual é a ideia da ultima frase??
    "É por isso que eu digo, quanto mais ladrão melhor"?
    O que o autor quis dizer com isso!
    Por favor é pra um trabalho no colégio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que se toda vez ele for assaltado mais uma vez só que com mais ladrões não vão roubar nada dele!!!igual a desta história..

      Excluir
  5. Passei esse texto para meus alunos do 8º ano e eles adoraram....

    ResponderExcluir
  6. Lógico! Este texto está no livro do 8º ano

    ResponderExcluir
  7. Preciso fazer uma historia em quadrinhos sobre esse texto mais não sei desenhar nada to super perdida!

    ResponderExcluir
  8. eu tive que fazer um trabalho desse texto e gostei bastante

    ResponderExcluir