sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ensaio sobre a Ex-Cegueira



Nesta semana, mais precisamente no dia 13, a Polícia Civil, juntamente com a Brigada Militar, deu batida na maioria dos pontos de jogo do bicho de Itaqui, apreendendo os materiais relativos à esta prática.
Durante toda a minha infância acreditei que o jogo do bicho fosse uma atividade legalizada tamanha a abertura com que era realizada na cidade. A impressão dada pelo jogo era de quase um sistema de integração entre as camadas sociais: pobres, ricos, remediados, vagabundos, estudantes e autoridades, todos rendiam-se à tentação de fazer uma fézinha.
Acredito que não era somente eu que tinha reparado no quanto o jogo acontecia abertamente no município mas, ao que parece, a polícia enxergou somente esta semana o que todo mundo já via constantemente há mais de 20 anos. E, num estouro repentino, no despertar de um transe, resolveu fazer o seu trabalho que é o de dar um jeito em tudo aquilo que está fora dos padrões prescritos pelas leis.
Hoje o jornal estampa a imagem da hipocrisia que é a pose daqueles que gabam-se de terminar com algo que fingiam não ver há muito tempo.
José Saramago, no seu famoso romance - que nunca consegui terminar de ler - Ensaio sobre a Cegueira, descreve uma epidemia de cegueira que repentinamente toma conta de seus personagens. Estaria acontecendo em Itaqui uma epidemia inversa? Quem não via passou a enxergar por um motivo ainda desconhecido? Talvez uma virose, um mal jeito...
Não tenho conhecimento do motivo que ocasionou esta epidemia em nossa cidade, mas, mesmo assim, peço encarecidamente, para encerrar, uma salva de palmas aos mais novos ex-cegos da nossa terra!


Por: Mário Brandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário