quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

As pessoas mais felizes do mundo


As mães são todas donas de um poder, aptas de certa magia elas devem ter algum pacto com não sei que força atmosférica. Elas têm sim, é certo que tem. Ser único inigualável, ser mãe há de ser extraordinário. Contudo ser filho, em algumas situações seja um tanto desconfortável.

É o porto seguro de todo mundo, a rainha do lar e do coração, uma deusa de beleza e harmonia. Céus...É possível dar conta de ser a dona de um lar impecável e harmônico enquanto seus filhos as vezes se dizem insatisfeitos com as regras impostas pelas mães? Dá sim, há várias mães que fazem isso.

Há tanta injustiça nesse mundo, que não faço a mínima ideia de como eu mesma sou filha da mãe que tenho. Talvez ela me perdoe algum dia, eu não! Sempre valorizei tanto as mães, em outros temas e textos, referi-me a favor das divinas criaturas. Observo com encanto e zelo por todas, elas são o máximo. O pior é que tem pleno conhecimento disso. Por isso impõe sempre suas vontades desde quando somos ingênuos demais para arriscar a discordar, criam em nós pequenas fotocópias de si mesmo, ou então alguém com valores, no mínimo, iguais. Ensinam tudo sem cobrar nada com muita paciência esperam que seus filhos aprendam que sigam todas as regras e sigam pelo lado certo.

O “certo”, é um atravanco, mas todas a vezes em que não fui com ele aguentei consequências desagradáveis. A minha, a sua, as nossas mães são todas unha e carne com o “certo”. Decidem tudo por nós quando pequenos e quando um pouco maiores tentam nos conter nas respostas mal dadas e atrevimentos de leve. Quando adolescentes ou às vezes adultos a casa cai, porque nos transformamos em cérebros independentes, com nossas opiniões e concepções, por lógica diferente do modo de pensar de nossas mães.

Conseguem confundir a cabeça de muita gente, quando essas fazem perguntas filosóficas geralmente quando criança, aquelas dúvidas inteligentes. Na infância as dúvidas são lindas, quando crescemos é para ser assim e está decidido e ponto final.

Elas sabem que são o máximo, estão cientes de seu poder absoluto desde quando descobrem que estão grávidas e realizam o exame de ultra-sonografia para escutar nosso coração, sentem nos mexer dentro da barriga, nos vêm nascer, chorar, berrar, mamar e dizer: Mãe. Dia desses descubro de onde vem tanta força, tanta superioridade e humanidade ao mesmo tempo. E por que sempre a mãe dos outros parecemenos braba que a da gente. Sabem de tudo que vai acontecer não entendo como podem adivinhar. Esse jeito de saber tudo sempre acaba deixando muito filho louco, louco pra fazer tudo ao contrário do que dizem.

Deve ser lindo ser mãe! Ter poder sobre outra pessoa ser inteiramente responsável por ela, ser mãe é invejável, embora eu não seja invejosa. As mães são as pessoas mais felizes do mundo.


Por: Daíse Carvalho

Um comentário:

  1. achei um texto bem bacana..porem nao acredito em tanta felicidade assim..superioridade talves.Mas eh u texto bem bacana!

    ResponderExcluir