sexta-feira, 3 de julho de 2009

Máquina versus Homem


O que não inventam? Com certeza você já escutou essa pergunta. Concorde ou não, a tecnologia é uma constante ascendência que nos cerca. E faz ela muito bem. Trouxe tantas facilidades e confortos, que nos fazem dependentes. As crianças já nascem sem paciência, tudo deve ser breve, afinal, o tempo voa.
As vantagens mecânicas, elétricas e também manuais, as quais podemos usufruir hoje, deveriam nos tornar pessoas mais tranquilas. Mas, a bem da verdade, isso não acontece.
Mencionei às crianças, explico. Tenho um sobrinho, e ele é a alegria do lar, como qualquer criança que se possa conviver antes dos oito anos de idade, salvo exceções. Tenho também em casa um eletrodoméstico de utilidade imprescindível: rápido, eficaz e prático. Realmente o micro-ondas é uma admirável invenção, e também é uma alegria na casa, só que apenas na cozinha.
Mas o guri não suporta o barulhinho do aparelho, não aguenta ver a luz acesa. Plena hora do café, e eis que o pequeno projeto de gente, surpreendeu-me quando por extinto, tomou nas mãos uma colher, digo a você, simples, o talher tem cabo azul e parte metálica como tantas colheres que a gente ocupa. Impaciente e bruto dirigiu-se até a frente do aparelho elétrico de uso caseiro, sem escrúpulos, e espancava a inofensiva caixa branca com luz amarela no interior, batia com força e estava gostando.
Eu nada falei e fiz, por segundos me encontrei estática observando a primeira surra que o pequeno dava. Percebo agora que naquele momento caí em mim, o sobrinho me explanava como num futuro não tão longe, homem e máquinas irão se relacionar. Decidi livrar o aparelho de tamanha humilhação, ora todo mundo merece respeito e reconhecimento. Veja bem, quem que em tempo recorde esquenta água para o café, por exemplo, que nesse frio, rapidamente, descongela carnes que estão sólidas feito pedras?
Penso, logo tirei o menino dali. Expliquei que por mais que a gente sinta muuuuita vontade de bater em algo ou alguém, é sempre bom manter o controle e sensatez. Em palavras claras, instantâneas e acima de tudo pacientes, disse: Se bater ali de novo, não vai ganhar mama! Ele parou no mesmo instante.
Sempre procuro entender todos os problemas e encontrar jeitos para resolvê-los. Parti com ideia de estar com dois anos de idade. Visualizei-me sentindo bastante fome, minha mamadeira sendo preparada diante de mim, e antes que eu saboreasse quem tirava uma provinha era aquela caixa branca com luz amarela dentro, minha janta, o aparelho abocanhara antes, bem como um adorável iogurte, sempre antes de mim - ele-, e assim via todos meus alimentos. Só eram liberados para mim após três buzininhas ridículas.
Antes de dar início a minha agressão contra o micro-ondas, escutei as três buzininhas.

Agora, desculpe, com sua licença o café está pronto!
Obs: a foto é do sobrinho!
Por: Daíse Carvalho

3 comentários:

  1. Muito show!! texto original, realista hehhe
    é o "Homem e a Máquina", você pode ser contra, mas vai dizer que as coisas não acontecem muito mais rápido e sem muitos problemas com a máquina, mas meio fora de assunto e meio por dentro,"Eu tenho medo das Máquinas..." pense bem...
    Parabéns ao Blog!! Muito Tri!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha!
    Muito bom Daíse!

    ResponderExcluir
  3. Foto mais bonita que esta eu ainda não tinha visto!!!
    A D O R E I... O texto também, mas essa foto... ficou muito show. Obrigada, titia!

    ResponderExcluir