quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Mito do Desperdício


Próximo domingo há segundo turno para as eleições presidenciais e, já aviso, este post não tem nenhuma pretensão de inspirar o voto nulo a quem realmente se interesse a votar em determinado candidato.
Eu, particularmente, não me sinto representado por José Serra, tampouco por Dilma Roussef, mas acredito que quem se sente representado por algum destes faz correto em votar, afinal, está assim exercendo seu direito de cidadão e indo atrás do que acredita ser melhor para si e para o seu país.
O que é irritante é a tentativa de massificação de pensamentos com a campanha contra os votos brancos e nulos. Em propagandas políticas o voto nulo não é nem mencionado enquanto o voto em branco é anunciado como "desperdício de um direito", fazendo com que muitas pessoas se sintam culpadas (sim, isso acontece, conheço gente que cai nesse papo) e votem no primeiro candidato que encontram, mesmo sem o conhecer para que seu voto não seja "desperdiçado".
Entretanto, não é um desperdício ainda maior seu voto ser destinado a alguém que você não conhece ou pior, não acredita? O voto nulo e o branco é o direito de não ter de engolir imposições, é o direito de não crer. É essencialmente um direito, não deixe que lhe tirem.

Por: Mário Brandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário