quarta-feira, 28 de abril de 2010

(Ainda nem) começou mal!


Durante boa parte da história da educação brasileira, o ensino de música nas escolas esteve presente. Há aproximadamente 30 anos, a música deixou de ser disciplina das escolas para tornar-se conteúdo da disciplina de Educação Artística - fazendo com que esta englobe inúmeras práticas artísticas, tornando-se um campo de vasta amplitude, prejudicando seu ensino.
Agora, após estas três décadas de esquecimento, a música volta a tornar-se disciplina obrigatória na grade curricular do Ensino Básico através da lei 11.769/2008, publicada no Diário Oficial em agosto de 2008. O prazo para que esta lei entre em vigor é de 3 anos, assim sendo, a partir do ano que vem o ensino de música nas escolas acontecerá de fato.
O que tinha de muito positivo nesta lei vai por água abaixo com o veto do artigo da lei que previa que os professores de música tivessem formação específica.
Sob o - contraditório - argumento de que o Brasil não comporta tantos professores licenciados em música e que muitos músicos bons não possuem formação acadêmica, a disciplina de Educação Musical já renascerá sob o signo da má qualidade, quebrando a tese de que não há nascimento de nada feito "nas coxas".

Por: Mário Brandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário