sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Formação na era da informação


Nos últimos anos dessa década que se finda vários acontecimentos decorrentes da popularização da internet sofreram um boom e tomaram proporções incríveis. Entre estes acontecimentos está a expansão de universidades de ensino à distância no Brasil.
Oferecendo preços acessíveis (pelo menos em relação às universidades presenciais) e tempo flexível, estas instituições têm adquirido cada vez mais adeptos.
Não sou contra o ensino à distância, até acho interessante, pois a falta de um auxílio tão direto pode ser uma ajuda para o estudante que se verá forçado a adquirir certa independência em relação à pesquisa, alicerce da formação do espírito acadêmico. Entretanto, eu estava assistindo televisão e vi a propaganda da UNIBAN - sim, aquela universidade que ficou famosa pela estudante Geisy Arruda que exibia seu currículo acadêmico pela (falta de) roupa - onde dava-se a um certificado de graduação a partir da conclusão do primeiro ano e em três anos o curso seria concluído.
Fala-se muito que vivemos a era de velocidade, há pressa para tudo, mas acredito que tamanha pressa nos prenda a uma grande mentira, neste caso, o acadêmico vítima da mentira de que sairá formado - digo, formado, não apenas portador de diploma.
Seguindo esta linha evolutiva, em poucos anos, você poderá cadastrar-se através da internet, pagar uma determinada taxa, imprimir seu diploma e exercer a profissão escolhida, tudo no mesmo dia.


Por: Mário Brandes

2 comentários:

  1. Olá Mário, gostaria de te parabenizar pelo que tu escreve. Tu sabe que eu já sou fã dos teus desenhos e agora fiquei admirada pela maneira como tu expressa as tuas ideias. O mundo precisa de pessoas assim, com talento e que não o escondam. Um beijão. FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
  2. Ah, brigado!
    Só não dá pra eu realmente saber se tu é fã dos desenhos que nem disse, pq tá no anônimo. :P
    Beijo, feliz ano novo!

    ResponderExcluir